quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Após encontro com ACM Neto, Quinho pressiona, critica desempenho do governo e força Jerônimo Rodrigues a reunião de emergência

 






O tabuleiro político baiano ganha novos contornos nesta quinta-feira (27), quando o ex-prefeito de Belo Campo e pré-candidato a deputado estadual, Quinho (PSD), deve se reunir à noite com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O encontro, antecipado pelo Classe Política, ocorre em meio à crescente insatisfação de Quinho com o governo e à movimentação de aliados para 2026 e é visto como uma tentativa de Jerônimo de evitar mais um desgaste dentro da própria base.


Fontes da região de Vitória da Conquista afirmam que o ex-prefeito tem cobrado do governador maior empenho em sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Segundo relatos, Quinho avalia que não tem recebido o suporte necessário do Executivo estadual para consolidar sua competitividade eleitoral, especialmente diante da forte disputa por vagas no Legislativo.

Além disso, Quinho teria apresentado ao governo um levantamento interno apontando que a gestão estadual precisa melhorar sua performance política e administrativa para garantir um cenário mais favorável na eleição de 2026. A avaliação, descrita como "franca e direta" por interlocutores, aumentou a tensão na relação com o Palácio de Ondina.


O alerta acendeu de vez após Quinho ter se encontrado, no dia 17 de novembro, com o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo, ACM Neto (União Brasil). A aproximação com o principal adversário do grupo governista foi interpretada como um recado político de forte impacto e colocou Jerônimo em modo de contenção de danos.


A preocupação se amplia porque o movimento de Quinho não é isolado. Nos últimos dias, os deputados estaduais Nelson Leal (PP) e Cafú Barreto (PSD) declararam apoio à pré-candidatura de ACM Neto, reforçando a percepção de desgaste dentro da base que sustenta Jerônimo na Assembleia.