A educação de jovens, adultos e idosos acaba de receber um importante reforço em Coaraci. Fruto da articulação e do compromisso da gestão do prefeito Miltinho, foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto que viabiliza a implementação local do EJAI – Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, com incentivo financeiro aos estudantes como forma de garantir inclusão e combate ao analfabetismo.
Embora o EJAI seja uma política educacional já existente no âmbito da Educação Básica, a conquista da sua efetiva implementação em Coaraci foi resultado direto da busca e articulação do prefeito Miltinho, que mobilizou sua equipe e encaminhou ao Legislativo Municipal um projeto que prevê apoio financeiro aos alunos matriculados nessa modalidade.
“A educação é uma prioridade em nossa gestão. Trazer o EJAI para Coaraci e garantir o incentivo aos estudantes é um passo decisivo para promover justiça social e oportunidades”, declarou o prefeito.
O incentivo financeiro beneficiará alunos com 15 anos ou mais, regularmente matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino, em turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O objetivo é facilitar o acesso e a permanência desses estudantes nas salas de aula, enfrentando as causas da evasão escolar entre jovens e adultos.
A medida tem um impacto direto sobre as populações que, por diversos motivos, não puderam concluir seus estudos no tempo regular, e agora terão nova oportunidade com apoio do poder público.
A proposta do Executivo foi aprovada pela Câmara Municipal de Coaraci, demonstrando o alinhamento entre os poderes em torno de políticas públicas que promovem educação e inclusão. A aprovação marca o início de uma nova fase para a educação municipal, com foco em equidade e alcance social.
A Prefeitura de Coaraci, por meio da Secretaria Municipal de Educação, será responsável pela regulamentação do incentivo financeiro, com definição dos critérios de repasse, controle de frequência e acompanhamento do desempenho escolar. A previsão é de que o programa esteja em pleno funcionamento ainda neste ano letivo.