sexta-feira, 9 de maio de 2025

CDS-LS REÚNE PREFEITOS EM ASSEMBLEIA PARA ALINHAR AÇÕES ESTRATÉGICAS NO TERRITÓRIO LITORAL SUL

 







Na manhã desta quinta-feira (8), 0 Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS) realizou, em seu auditório, em Itabuna, uma Assembleia Extraordinária que reuniu prefeitos e representantes dos 16 municípios consorciados para discutir ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da gestão pública no território.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do CDS-LS e prefeit de Itajuípe, Léo da Capoeira destacou a importância da participação ativa dos gestore municipais no fortalecimento da atuação consorciada. “É esse compromisso conjunto que faz o nosso consórcio avançar. Quando nos sentamos à mesa para discutir soluções para o território, mostramos que é possível fazer mais, com menos, e com responsabilidade coletiva", afirmou.

Dando continuidade à pauta, a Caixa Econômica Federal apresentou o Programa Caixa Políticas Públicas (CPP), iniciativa que oferece capacitação e assessoramento técnico aos municípios, por meio do consórcio, fortalecendo as equipes locais em áreas essenciais da gestão pública.


0 programa contempla formações em engenharia de custos participantes capacitando OS par compreender e aplica corretamente a composição de preços nos projetos introdução ao trabalho social, com foco nas ações e conceitos ligados à execução de políticas públicas sociais, e acessibilidade na prática, abordando regulatórios OS e marcos orientações técnicas para garantir a inclusão nos projetos públicos.

"Essa é uma política que toca na essência do que defendemos como consórcio: justiça social e moradia digna. A adesão coletiva fortalece nossos projetos e amplia as chances realidades de transformar no campo", destacou Lé da Capoeira.


Na área da infraestrutura, o presidente também apresentou uma proposta de reorganização da gestão da patrulha mecânica do consórcio, destacando importância de um us racional e planejado do equipamentos, motoniveladoras com e retroescavadeiras, com vistas a atender, de forma equitativa, as necessidades dos municípios. “Quando cada município se compromete com o uso consciente dos recursos compartilhados, todos ganhando", reforçou.