A ex-diretora do Presídio de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, de 33 anos, foi presa na noite de quinta-feira (23), em uma ação realizada pela Polícia Civil da Bahia. A prisão ocorreu em decorrência de investigações relacionadas à fuga de 16 presos no dia 12 de dezembro de 2024. A ordem de prisão preventiva foi emitida pela Comarca de Eunápolis.
Segundo as investigações da Delegacia Territorial de Eunápolis, Joneuma teria facilitado a fuga dos criminosos, permitindo a invasão e a consequente libertação dos detentos. Além disso, a polícia identificou sua ligação com uma organização criminosa.
A prisão aconteceu nas proximidades de uma agência bancária, na Avenida Getúlio Vargas, em Eunápolis, onde a polícia apreendeu diversos itens com a ex-diretora, incluindo celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em dinheiro. Todos os materiais foram apresentados na delegacia.
Após ser detida, Joneuma foi submetida a exame pericial e transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A investigação continua em andamento pela Polícia Civil.
A ex-diretora foi exonerada do cargo no dia seguinte à fuga, após determinação da Secretaria de Administração Penitenciária. Embora tenha solicitado melhorias na segurança do presídio, como a construção de um muro e o aumento do efetivo policial, suas demandas não foram atendidas.
Entre os 16 fugitivos, um foi localizado e morto pela polícia, enquanto outros três suspeitos foram mortos e dois presos.
(Com informações do Correio 24)